Home - Página Inicial Quem sou eu – Who I am - Quién soy yo? Recomendações - Recommendations - Recomendaciones Contato – Get in touch !  - Contacto Santa Teresa Ilha Fiscal Niteroi Museu da Arte Contemporânea
Os Tradicionais
Os Imperdíveis
O Leve e o Gostoso
Mirantes e Praias
O Inesperado
Os Diferentes
As mulheres adoram
Os Homens vibram
Refúgios Ecológicos
Fora do Rio






Santa Teresa fica no meio do nosso caminho, cujo acesso se faz pelo Centro da cidade. Como faremos o circuito a pé, vamos de bonde, o que vai facilitar nossa convivência com a cidade!
Tudo vai depender da sorte, pois os bondes são peças antigas, que ainda funcionam, mas nem sempre cumprem horários. Há bondes percorrendo duas linhas: Dois Irmãos e Paula Matos. Utilizaremos aquele que chegar primeiro. O bom é não se preocupar, pois o passeio é panorâmico e se vê muitas coisas diferentes. Ao passar pelos Arcos da Lapa, pode-se apreciar toda a Lapa, assim como o Convento de Santa Teresa. O casario antigo, a Estação Curvelo, grafites, bares, armazéns, bonitas vistas, restaurantes, lojas de artesanato, escadarias, gente simples, turistas, o Castelo do Valentim, tudo aparece a cada curva. Todos querem descer do bonde. E se aprecia história e arte, temos o Museu do Bonde, o Museu Chácara do Céu e a vista do Parque das Ruínas. O passeio é encantador! É diferente... é outro Rio de Janeiro.
Duração do passeio: 2h, aproximadamente, com uma parada.

Clique nas imagens para ampliá-las

Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa)
Inaugurado em 1744, trazia a água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca, cruzando 300 metros de área alagada e unindo os morros de Santa Teresa e de Santo Antônio. O aqueduto trouxe água para a cidade até 1896, quando então foi transformado em viaduto, por onde passam os bondes. Vem funcionando há mais de 11 décadas como caminho do bonde. Com 42 arcos, o aqueduto da Lapa lembra muito o aqueduto “Águas Livres”, erguido em Lisboa, por D. João V.

Clique nas imagens para ampliá-las









A Ilha Fiscal é ligada ao cais por uma doca e também pode-se chegar lá, a bordo de uma escuna da marinha. Com 5.200 m² a ilha foi adquirida pelo Ministério da Fazenda e para garantir a propriedade, decidiram construir ali, um prédio. A intenção era erguer um quartel para fiscais da alfândega. D. Pedro II, ao visitar a obra, não gostou do que viu e encomendou um novo projeto a Adolpho José Del Vecchio. O prédio em estilo neogótico francês, ocupa 2.000 m². Demorou nove anos a ser construído e foi inaugurado em abril de 1889. Quando o Almirante Cochrane aportou no Rio de Janeiro, em outubro do mesmo ano, o imperador resolveu promover um baile na ilha. O resto da história vocês saberão no caminho. Os ingressos podem ser adquiridos no dia da visita (de quinta a domingo), em três horários diferentes.
Duração da visita: 2h30, aproximadamente.

Clique nas imagens para ampliá-las

Para chegar a Niterói é preciso atravessar a Ponte Presidente Costa e Silva, ou tomar um catamarã, desembarcando em uma das estações: Centro ou Charitas. A ponte, uma belíssima obra de engenharia, tem 13.290 m de extensão. Um grupo de trabalho foi criado, em 1963, para decidir entre as opções: ponte ou túnel sob a Baia de Guanabara. O objetivo era desafogar o tráfego, diminuir o tempo de percurso entre as duas cidades, economizar combustível e desgaste dos veículos. A opção da ponte foi considerada mais viável e entre a concepção e a inauguração, passaram-se 11 anos. Vale a pena atravessá-la, pois pode-se visualizar melhor a magnitude da Baía de Guanabara e a vista de Niterói, para lá se passar algumas horas. Niterói foi a capital do Estado Rio de Janeiro até 1975.

Clique nas imagens para ampliá-las



Araribóia, chefe Tememinó, nem desconfiava que a sua terra, recebida em sesmaria em 1568, iria ser presenteada com uma das mais perfeitas obras do famoso arquiteto Oscar Niemeyer em suas terras: o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Visitado por turistas do mundo inteiro, propicia aos visitantes um charmoso cenário da Baia de Guanabara. Continuando o nosso passeio as Praias de Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva poderão ser apreciadas. Para terminar, a Fortaleza de Santa Cruz, de onde se pode ver o Pão de Açúcar por um outro ângulo.
Duração da excursão: entre 5 e 6h.

Clique nas imagens para ampliá-las




Santa Teresa Ilha Fiscal Niteroi Museu da Arte Contemporânea

Copyright © 2009 PictureRioTours.com all rights reserved..